Os conselheiros tutelares das cidades de Taguaí e Fartura participaram, nesta semana, nos dias 14 e 15 de julho de uma capacitação voltada ao uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). A formação foi ministrada pela empresa S.O.S – Sistema de Garantias, por meio do consultor Rogério e teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre a ferramenta, que é fundamental para o registro e acompanhamento de casos envolvendo violações de direitos de crianças e adolescentes.
A capacitação foi promovida pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e com apoio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das prefeituras locais. Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre o correto preenchimento dos dados no sistema, além de debaterem situações práticas enfrentadas no cotidiano do trabalho de proteção.
Segundo os organizadores, o SIPIA é uma plataforma nacional que permite consolidar dados importantes sobre violações de direitos, como negligência, abuso, abandono e violência, facilitando o planejamento de políticas públicas mais eficazes.
“Essa capacitação é fundamental para que possamos utilizar o sistema com responsabilidade e precisão, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário de Assistência Social Diego Benatto.
Além do treinamento técnico, o encontro também serviu para fortalecer os laços entre os conselheiros das duas cidades, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
O uso eficiente do SIPIA é considerado um avanço importante na garantia dos direitos da infância e adolescência, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
- Taguaí