• Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
Bizungão
Governo de SP vai investir R$ 1,5 bi em tecnologia para escolas estaduais
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • Geral
  • Geral

Governo de SP vai investir R$ 1,5 bi em tecnologia para escolas estaduais

  • 13/01/2021 15:17:00
  • O Sudoeste
  • Compartilhar:

Unidades vão receber computadores, TVs e equipamentos para melhorar conexão à internet; Centro de Mídias SP também será contemplado


O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares lançaram nesta quarta-feira (13) o programa Conecta Educação, com investimentos de R$ 1,5 bilhão em um pacote de tecnologia que inclui a compra de notebooks, desktops, wif-fi, estabilizadores, TVs, entre outros itens para melhorar a conectividade nas 5,1 mil escolas da rede estadual. A licitação foi realizada em parceria com Prodesp - empresa de tecnologia do Estado.

"O país precisa fazer um mergulho profundo no apoio à educação para formarmos uma geração poderosa de jovens capacitados a enfrentar desafios de uma nova economia, geração e ocupação de espaços na empregabilidade e estímulo à atividade empreendedora. E assim faremos aqui em São Paulo", declarou o Governador.

O Conecta Educação faz parte do Plano de Inovação Tecnológica da Secretaria da Educação, que conta com o apoio do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira).

"A gente tem avançado muito olhando para a frente, não dá para tirar o direito de nossas crianças crescerem conhecendo a tecnologia. E o Centro de Mídias de São Paulo, que foi reconhecido pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] como uma das seis melhores iniciativas inovadoras em tempos de pandemia, tem sido uma grande referência", acrescentou o Secretário da Educação.

No início do ano letivo de 2021, as unidades, Diretorias de Ensino e órgãos administrativos que integram a Secretaria da Educação vão receber 269 mil notebooks, 87 mil desktops, 61 mil kits do Centro de Mídias (kit com TV, suporte, estabilizador etc), 5,2 mil carrinhos tecnológicos (plataforma de carregamento móvel), 65 mil kits wi-fi com roteador e 3,5 mil tablets educacionais para escolas com alunos portadores de necessidades especiais.

A pasta também vai investir na estrutura tecnológica do Centro de Mídias e estúdios localizados na Escola de Formação de Professores (Efape) e na TV Cultura. Lançado em abril, o Centro de Mídias é a plataforma utilizada pela Secretaria da Educação para transmitir as aulas mediadas por tecnologia.

Chips para celulares

O Estado já anunciou outras ações que visam melhorar a conectividade dos alunos e professores da rede estadual como a distribuição de 750 mil chips de telefone celular para alunos, professores e servidores da rede estadual. Serão 250 mil unidades mensais destinadas a professores e servidores, com 5 Gigas de internet, além de acesso a ligações e mensagens de SMS. Os 500 mil chips mensais para os alunos terão 3 Gigas e vão atender estudantes mais vulneráveis. Para garantir este benefício, o Estado vai investir R$ 75 milhões.

Outra iniciativa é o programa Professor Conectado, que vai auxiliar professores a comprar 161 mil computadores (desktops ou notebook) ou tablets, subsidiando o valor máximo de R$ 2 mil.

Pacote Office

Além dos investimentos, os alunos e professores também contam, desde o início da pandemia, com acesso gratuito a programas do Pacote Office, da Microsoft.

O acesso é feito via e-mail institucional da Secretaria da Educação, disponível para todos os funcionários e estudantes e que pode ser obtido na Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br/). Com este e-mail, é só acessar o Portal da Microsoft (portal.microsoftonline.com) e selecionar a opção "Instalar o Office".

Após o download, permita a execução do arquivo em seu computador, siga os passos solicitados, aguarde o término da instalação comece a usar o Office. Em conjunto com o Google, a Secretaria da Educação também oferece acesso ao Google Forms, Google Docs, Google Sheets, Google Drive, Google Classroom, entre outras plataformas da empresa.

Segurança

A rede estadual conta hoje com mais de 4,4 mil escolas com cerca de 69 mil câmeras de segurança e monitoramento. Dentro do programa Escola Mais Segura e Programa Conviva SP de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, as câmeras são integradas com o COI (Centro de Operações Integradas), que reúne outros setores como Bombeiros e Defesa Civil.

A medida de integração permite que policiais auxiliem o monitoramento do sistema que funciona na rede estadual. Alarmes estão sendo instalados nas escolas e todos serão integrados ao sistema de monitoramento COI e a sede da Secretaria da Educação.

Geral
  •         Artigo Anterior
  • Artigo Próximo        

veja também

IBGE abre 15 vagas em Avaré e oportunidade pode transformar a vida de muitas famílias

IBGE abre 15 vagas em Avaré e oportunidade pode transformar a vida de muitas famílias

  • 23 de junho, 2026
Fórum do Plano Municipal da Primeira Infância é realizado em Avaré

Fórum do Plano Municipal da Primeira Infância é realizado em Avaré

  • 23 de junho, 2026
Deputado Estadual Ricardo Madalena celebra início das obras do Trevo de Buri

Deputado Estadual Ricardo Madalena celebra início das obras do Trevo de Buri

  • 23 de junho, 2026
Motorista embriagado invade contramão, mata motociclista e acaba preso em Capão Bonito

Motorista embriagado invade contramão, mata motociclista e acaba preso em Capão Bonito

  • 23 de junho, 2026
Mulher morre após sofrer parada cardíaca e bater carro contra parede de comércio em Piraju

Mulher morre após sofrer parada cardíaca e bater carro contra parede de comércio em Piraju

  • 23 de junho, 2026
Sebrae-SP e Prefeitura de Fartura promovem capacitação gratuita para o desenvolvimento de projetos culturais e criativos

Sebrae-SP e Prefeitura de Fartura promovem capacitação gratuita para o desenvolvimento de projetos culturais e criativos

  • 23 de junho, 2026
SPVias realiza simulado de emergência com produto perigoso e múltiplas vítimas na Rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré-SP

SPVias realiza simulado de emergência com produto perigoso e múltiplas vítimas na Rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré-SP

  • 23 de junho, 2026
Posto de Atendimento ao Trabalhador de Avaré divulga vagas de emprego

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Avaré divulga vagas de emprego

  • 23 de junho, 2026
Postos São Rogério e Fernando Hirata realizam campanha preventiva no dia 2 de julho

Postos São Rogério e Fernando Hirata realizam campanha preventiva no dia 2 de julho

  • 23 de junho, 2026
Coleta de lixo terá horário especial nesta quarta-feira em Fartura devido ao jogo do Brasil

Coleta de lixo terá horário especial nesta quarta-feira em Fartura devido ao jogo do Brasil

  • 23 de junho, 2026
Proeste
Fartura Veículos
Jatobá Usina Madeira
Service Security Avaré
Mazza
Profisio FITNESS

CATEGORIAS

  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré

Circulação Regional

  • Aguas Sta. Bárbara
  • Arandú
  • Avaré
  • Barão de Antonina
  • Cerqueira César
  • Coronel Macedo
  • Fartura
  • Itaí
  • Itaporanga
  • Itaberá
  • Manduri
  • Paranapanema
  • Piraju
  • Pratânia
  • Riversul
  • Sarutaiá
  • Taquarituba
  • Taguaí
  • Tejupá
  • Timburi
  • O Sudoeste-
  • Fone: (14) 9.9869-9557
    Celular: (14) 9.9723-9292
    Whats App: (14) 9.9723-9292
  • Email: sudoestedoestado@uol.com.br
  • CONTATO
© Copyright O Sudoeste. Todos os direitos reservados.