• Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
Bizungão
Marília decreta estado de emergência contra dengue após duas mortes pela doença
  • HOME
  • NOTÍCIAS

Marília decreta estado de emergência contra dengue após duas mortes pela doença

  • 06/02/2024 16:19:00
  • O Sudoeste
  • Compartilhar:

Até esta segunda-feira (5), o município confirmou 523 casos da doença. Medida foi publicada no Diário Oficial do Município e prevê ações de combate.

A Prefeitura de Marília (SP) decretou estado de emergência para enfrentar o avanço de casos de dengue no município. A medida foi publicada nesta terça-feira (6), no Diário Oficial do Município.

A cidade já registrou 523 casos da doenças entre janeiro e fevereiro de 2024, um aumento de 1.534% em relação aos números do mesmo recorte do ano passado.

Dois idosos de 86 e 70 anos morreram em decorrência da doença. Segundo a prefeitura, os dois com comorbidades oriundas de doenças cardiovasculares e diabetes.

No decreto, foi salientado que equipes do Mutirão de Combate à dengue vêm desenvolvendo bloqueios, realizando busca de febre com tratamento focal, remoção de criadouros, limpeza de terrenos e de áreas verdes onde a população descarta lixo, e que haverá intensificação de visitas em estabelecimentos comerciais, imóveis de difícil acesso e vistorias nas escolas e outras unidades de ensino.

O centro-oeste paulista apresentou um aumento exponencial de casos de dengue em janeiro de 2024, quando comparado à mesma época de 2023.

A Prefeitura de Pederneiras também decretou Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico, e adotou medidas de contenção. A cidade já confirmou 808 casos da doença neste ano.

Em Botucatu (SP), o estado de emergência foi decretado após a cidade registrar 705 casos da doença em janeiro de 2024, o que totalizou um aumento de 11.650% quando comparados aos seis casos de janeiro de 2023.

Considerada pelo Ministério da Saúde (MinSaúde) como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

O período do ano com maior transmissão é justamente nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio, e, portanto, o alerta é para o combate ao mosquito. Água parada é o principal foco, e os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Por g1 Bauru e Marília

  •         Artigo Anterior
  • Artigo Próximo        

veja também

Rotary Club de Fartura oficializa fundação e posse de diretoria

Rotary Club de Fartura oficializa fundação e posse de diretoria

  • 26 de junho, 2026
Grupos de Saúde de Fartura celebram Festa Junina com foco em bem-estar e integração

Grupos de Saúde de Fartura celebram Festa Junina com foco em bem-estar e integração

  • 26 de junho, 2026
Festa Junina da E.M. Pedro Soldera fortalece parceria entre escola e comunidade em Taguaí

Festa Junina da E.M. Pedro Soldera fortalece parceria entre escola e comunidade em Taguaí

  • 26 de junho, 2026
Escola Arlindo Bergamo comemora 26 anos com Festa Junina em Taguaí

Escola Arlindo Bergamo comemora 26 anos com Festa Junina em Taguaí

  • 26 de junho, 2026
1º Festival Municipal de Futsal reúne mais de 100 crianças e movimenta o esporte em Sarutaiá

1º Festival Municipal de Futsal reúne mais de 100 crianças e movimenta o esporte em Sarutaiá

  • 26 de junho, 2026
Taquarituba realiza primeiro encontro entre lideranças religiosas e GCM voltado à proteção da mulher

Taquarituba realiza primeiro encontro entre lideranças religiosas e GCM voltado à proteção da mulher

  • 26 de junho, 2026
Livro criado por alunos transforma combate ao bullying em exemplo de respeito e união nas escolas de Avaré

Livro criado por alunos transforma combate ao bullying em exemplo de respeito e união nas escolas de Avaré

  • 26 de junho, 2026
Avaré recebe a copa do mundo das rédeas e consolida seu protagonismo no esporte equestre

Avaré recebe a copa do mundo das rédeas e consolida seu protagonismo no esporte equestre

  • 26 de junho, 2026
Pequeno no tamanho, gigante na arena: menino de 7 anos leva o nome de Avaré ao pódio em Lençóis Paulista

Pequeno no tamanho, gigante na arena: menino de 7 anos leva o nome de Avaré ao pódio em Lençóis Paulista

  • 26 de junho, 2026
Operação integrada reforça segurança e inicia recuperação de área de antigo posto de combustíveis em Avaré

Operação integrada reforça segurança e inicia recuperação de área de antigo posto de combustíveis em Avaré

  • 26 de junho, 2026
Proeste
Fartura Veículos
Jatobá Usina Madeira
Service Security Avaré
Mazza
Profisio FITNESS

CATEGORIAS

  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré

Circulação Regional

  • Aguas Sta. Bárbara
  • Arandú
  • Avaré
  • Barão de Antonina
  • Cerqueira César
  • Coronel Macedo
  • Fartura
  • Itaí
  • Itaporanga
  • Itaberá
  • Manduri
  • Paranapanema
  • Piraju
  • Pratânia
  • Riversul
  • Sarutaiá
  • Taquarituba
  • Taguaí
  • Tejupá
  • Timburi
  • O Sudoeste-
  • Fone: (14) 9.9869-9557
    Celular: (14) 9.9723-9292
    Whats App: (14) 9.9723-9292
  • Email: sudoestedoestado@uol.com.br
  • CONTATO
© Copyright O Sudoeste. Todos os direitos reservados.