• Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
Bizungão
Sebrae-SP promove inclusão produtiva e empreendedorismo com a 1ª edição do Sebrae + Social em Ourinhos
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • Ourinhos
  • Ourinhos

Sebrae-SP promove inclusão produtiva e empreendedorismo com a 1ª edição do Sebrae + Social em Ourinhos

  • 23/03/2026 15:17:00
  • O Sudoeste
  • Compartilhar:

Mais de 90 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no Centro Universitário Unifio
 
O Sebrae-SP realizou, na quinta-feira (19), no auditório do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO), a primeira edição do “Sebrae + Social” em Ourinhos, reunindo primeiras-damas, secretários municipais, presidentes de Fundos Sociais, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e gestores públicos da região. Mais de 90 pessoas estiveram presentes no evento, que teve como foco o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico por meio da inclusão produtiva e do fomento a projetos culturais.
A iniciativa é um desdobramento do programa Sebrae + Cidades, realizado no início do ano, e destacou oportunidades de inclusão socioprodutiva, além de apresentar os programas do Sebrae-SP e exemplos práticos implementados por municípios da região de Ourinhos.
O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou a importância transformadora da agenda. “Na inclusão socioprodutiva, um dos caminhos é preparar as pessoas para o emprego formal. O outro caminho é a ação do Sebrae, de fomentar a atividade empreendedora, fomentar essa vontade que as pessoas têm de empreender, ajudando e orientando. Em um evento como o Sebrae +Social, vemos que é possível reduzir a desigualdade dando oportunidades através do empreendedorismo, para que as pessoas construam sua autonomia e sua independência financeira. Muitas delas, inclusive, já empreendem na absoluta informalidade, por necessidade. Podemos levar a informação e o conhecimento para fazer com que esse caminho de ser empreendedor seja com mais preparo e mais informação. Com certeza, isso fará a diferença na vida de muitas pessoas e de muitas famílias. Ficamos muito felizes de fazer um debate como este, num espaço com cases, experiências, mas, principalmente, fazer com que essa chama cresça cada vez mais, com mais políticas públicas e mais entidades da sociedade civil engajadas”, afirmou.
 Leandro Lourenço da Silva, gerente regional do Sebrae-SP, explicou o objetivo central do evento. “A ideia é movimentar os 23 municípios, principalmente com as primeiras-damas e presidentes do fundo social, mas pensando também nas secretarias de assistência social e cultura para estar presente com as nossas ações de inclusão produtiva, pensando não só na capacitação técnica, mas também no preparo socioemocional de cada uma dessas pessoas para que elas consigam sair preparadas para o mercado de trabalho”, disse.
 Fartura é um dos municípios que vem implantando diversas ações de inclusão produtiva nos últimos anos. “Fartura vem desenvolvendo políticas públicas e uma delas é essa parceria com o Sebrae-SP. Estamos oferecendo cursos, capacitações e treinamento e isso vem desenvolvendo muito os pequenos empreendedores e aquelas pessoas que têm o sonho de empreender, mas não sabem como transformar isso em realidade. Já estamos colhendo muito resultados”, contou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Fartura.
 Vanessa Alves do Prado, coordenadora do setor de captação de recursos da APAE de Ourinhos, foi uma das participantes do encontro. “Acredito que o Sebrae-SP pode contribuir muito com a comunidade, principalmente na questão de captação de recursos. Fizemos uma capacitação recentemente no Sebrae de Ourinhos, que foi voltada justamente para essa questão de apresentar projetos para conseguir mais verbas. Para a instituição, foi uma experiência muito enriquecedora, um dia com muita troca de experiências com outras instituições. No meu ponto de vista, essa parceria está dando muito certo e sentimos que o Sebrae-SP está sempre de portas abertas para as instituições, trazendo novidades, cursos, capacitações”, ressaltou.
 O Sebrae + Social abrangeu os 23 municípios atendidos pelo Escritório Regional de Ourinhos: Águas de Santa Bárbara, Bernardino de Campos, Canitar, Cerqueira César, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Fartura, Iaras, Ipaussu, Itaí, Manduri, Óleo, Ourinhos, Piraju, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá e Timburi.

Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP
 

  •         Artigo Anterior
  • Artigo Próximo        

veja também

Deputado Estadual Ricardo Madalena celebra início das obras do Trevo de Buri

Deputado Estadual Ricardo Madalena celebra início das obras do Trevo de Buri

  • 23 de junho, 2026
Motorista embriagado invade contramão, mata motociclista e acaba preso em Capão Bonito

Motorista embriagado invade contramão, mata motociclista e acaba preso em Capão Bonito

  • 23 de junho, 2026
Mulher morre após sofrer parada cardíaca e bater carro contra parede de comércio em Piraju

Mulher morre após sofrer parada cardíaca e bater carro contra parede de comércio em Piraju

  • 23 de junho, 2026
Sebrae-SP e Prefeitura de Fartura promovem capacitação gratuita para o desenvolvimento de projetos culturais e criativos

Sebrae-SP e Prefeitura de Fartura promovem capacitação gratuita para o desenvolvimento de projetos culturais e criativos

  • 23 de junho, 2026
SPVias realiza simulado de emergência com produto perigoso e múltiplas vítimas na Rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré-SP

SPVias realiza simulado de emergência com produto perigoso e múltiplas vítimas na Rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré-SP

  • 23 de junho, 2026
Posto de Atendimento ao Trabalhador de Avaré divulga vagas de emprego

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Avaré divulga vagas de emprego

  • 23 de junho, 2026
Postos São Rogério e Fernando Hirata realizam campanha preventiva no dia 2 de julho

Postos São Rogério e Fernando Hirata realizam campanha preventiva no dia 2 de julho

  • 23 de junho, 2026
Coleta de lixo terá horário especial nesta quarta-feira em Fartura devido ao jogo do Brasil

Coleta de lixo terá horário especial nesta quarta-feira em Fartura devido ao jogo do Brasil

  • 23 de junho, 2026
Fartura realiza Dia D da Vacinação contra Influenza e Febre Amarela neste sábado

Fartura realiza Dia D da Vacinação contra Influenza e Febre Amarela neste sábado

  • 23 de junho, 2026
Cenário Econômico reforça importância da educação financeira para a população

Cenário Econômico reforça importância da educação financeira para a população

  • 22 de junho, 2026
Proeste
Fartura Veículos
Jatobá Usina Madeira
Service Security Avaré
Mazza
Profisio FITNESS

CATEGORIAS

  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré

Circulação Regional

  • Aguas Sta. Bárbara
  • Arandú
  • Avaré
  • Barão de Antonina
  • Cerqueira César
  • Coronel Macedo
  • Fartura
  • Itaí
  • Itaporanga
  • Itaberá
  • Manduri
  • Paranapanema
  • Piraju
  • Pratânia
  • Riversul
  • Sarutaiá
  • Taquarituba
  • Taguaí
  • Tejupá
  • Timburi
  • O Sudoeste-
  • Fone: (14) 9.9869-9557
    Celular: (14) 9.9723-9292
    Whats App: (14) 9.9723-9292
  • Email: sudoestedoestado@uol.com.br
  • CONTATO
© Copyright O Sudoeste. Todos os direitos reservados.